Buscar
  • Ata Forte

Adesão 100% digital

Atualizado: 19 de Set de 2019

Adesão ao Comprasnet passa a ser 100% digital

Desde o dia 1º de julho, agentes de compras que tenham interesse em utilizar atas de registro de preços e realizar licitações por meio do sistema de compras públicas do governo federal Comprasnet/Siasg poderão se cadastrar de forma totalmente online. O novo acesso ao sistema está disponível para órgãos e entidades da União, estados, Distrito Federal e municípios.

“O processo de cadastramento demorava dias para ser concluído. Era necessário envio de ofício, assinatura de termo de adesão e envio de senhas via postal”, afirma o secretário de Gestão, Cristiano Heckert. Além da digitalização do primeiro cadastro de acesso ao sistema, a inclusão de novos perfis de agentes de compras vinculados ao órgão – como pregoeiros, homologador e gestor de ata – também será via internet. Após o cadastro no sistema, o órgão poderá realizar pregões eletrônicos, aderir a atas de registro de preços do governo federal, entre outros serviços.

A primeira instituição a usar o novo módulo de acesso foi a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima. “A adesão de forma eletrônica irá gerar autonomia para os órgãos, além de reduzir os prazos de acesso e de gestão dos processos”, disse Heckert.

Atualmente, o ComprasNet conta com mais de 11 mil unidades administrativas que interagem com o sistema para diversas atividades como a realização de pregões eletrônicos, registros de contratos, publicações no Diário Oficial da União, gestão e utilização de atas de registro de preços. 

As instituições interessadas em utilizar as funcionalidades do Comprasnet devem seguir o seguinte passo a passo:

Acessar o Portal de Compras do Governo FederalCadastrar informações básicas e criar senha inicial;Fazer download e assinatura do Termo de Acesso;Incluir documentações comprobatórias no sistema;Aguardar homologação do Ministério da Economia (órgão central).

Em caso de dúvidas, consulte os Manuais em "Sistema de Gestão de Acesso ao SIASG", as Perguntas Frequentes ou entre em contato com a Central de atendimento pelo 0800 978 9001.

17 visualizações0 comentário